Futebol Português e Espanhol

Notícias sobre os jogos, classificações e estatísticas dos campeonatos português e espanhol.

O Barcelona apresenta algo novo no Futebol?

Do blog do jornalista Renato Maurício Prado, questionando se há novidade no esquema de jogo do Barcelona:

Quando o Barcelona massacrou o Santos, na final do Mundial, muita gente (inclusive o técnico da seleção, Mano Menezes)defendeu a tese de que estávamos diante de algo absolutamente novo no futebol. Nunca abracei a idéia mas respeito as visões diferentes e sempre que tenho a oportunidade de debater o tema o faço com prazer. Como com Oswaldo de Oliveira.

Técnico campeão do mundo com o Corinthians (em 2000), atualmente dirigindo o Botafogo, após longa temporada no futebol japonês, Oswaldo é um estudioso do futebol. E vem acompanhando o Barcelona faz tempo. Por isso, confessa, se perguntava como seria o confronto da máquina da Catalunha com uma equipe brasileira.

— Agora, já sabemos e ficou uma lição: é preciso rever alguns de nossos conceitos. Principalmente, a velocidade do jogo que praticamos por aqui, onde a transição da defesa para o ataque, e vice-versa, ainda é lenta e deixa muitos espaços entre os diversos setores do time — comenta.

O treinador alvinegro não acha, porém, que estejamos diante de algo inédito, revolucionário:

— O Corinthians do Parreira (em 2002) usava um esquema semelhante. Também tinha três homens de frente (Gil, Leandro e Deivid), os laterais (Kleber e Rogério) apoiavam muito e a posse de bola era o seu grande trunfo. A diferença é que o Barcelona de agora atingiu um nível de excelência ímpar. É o primo rico da história!

Para Oswaldo, Lionel Messi é o grande ponto de desequilíbrio.

— Xavi e Iniesta são excelentes passadores e se encaixam com perfeição nesta filosofia que o Barça trabalha há 30 anos. Essa dupla joga muito, mas o argentino é quem faz a diferença — avalia.

Na minha opinião, existem dezenas de esquemas para armar um time: mais ofensivo, defensivo, jogando no contra-ataque, 4-4-2, 3-5-2, etc. Entretanto, juntar diversos jogadores e habilidosos e impor uma média acima de 60% de posse de bola, isto sim é uma novidade. A marcação do Barcelona em bloco, impedindo o adversário jogar, também ajuda o time a manter essa posse de bola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: